jusbrasil.com.br
1 de Outubro de 2016
    Adicione tópicos

    A EVOLUÇÃO DA MULHER

    Há vários séculos, as mulheres lutam em todos os continentes, buscando oportunidades para participar de forma integral na vida política, econômica e cultural de seus países. Foi preciso que 129 mulheres fossem trancadas e queimadas vivas dentro de uma fábrica na Inglaterra, quando discutiam em uma reunião os direitos que poderiam reivindicar, tais como amamentar seus filhos, horas extras, etc, para que a luta pelos seus direitos passasse a ter importância pela humanidade.

    Cinquenta anos depois, também no dia 8 de março, desta vez, em 1910, foi criado o Dia Internacional da Mulher.

    Fazendo uma retrospectiva, verificamos que Jesus valorizou a mulher quando levantou e garantiu a mulher adúltera recomendando-lhe, porém, que não pecasse mais, livrando-a do apedrejamento da lei mosaica .

    No entanto, o rei Salomão, filho do rei David, citado como o mais sábio dos homens, casou-se com a filha do faraó, mas teve como mulheres 300 princesas e 700 concubinas.

    No Oriente Médio, os muçulmanos ainda mantêm o regime poligâmico; o homem pode ter até quatro mulheres desde que possua condições econômicas e possa ampará-las.

    No século XVIII, nos EEUU, uma jovem se formou em Medicina e lutou muito para obter o diploma a que fizera jus. Em 1866, Allan Kardec publicou um artigo na Revista Espírita, em Paris, com o artigo palpitante naquela época Mulher em alma?, defendendo na ocasião uma jovem que se formara em Direito e teve dificuldades para ser diplomada.

    A coragem e a persistência de uma jovem do Afeganistão serve de exemplo para todos: um grupo de homens jogou-lhe ácido no rosto, causando-lhe problemas na visão. Ela disse que continuaria a ir à escola por recomendação de seus pais.

    Os desafios globais do século XXI nos fazem meditar sobre as conquistas da mulher ao longo dos anos; mais mulheres comandam governos no mundo inteiro, mas existe muito ainda a ser conquistado. O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, assinou a Lei Lili Ledbetter, de pagamento justo, fortalecendo as mulheres a contestar salários desiguais.

    Por último, a evolução da mulher se deve muito aos homens que as incentivam a exercitar os seus direitos, reconhecendo a importância de seu papel na estabilidade da paz no mundo.

    Disse o poeta Victor Hugo:

    O homem é a mais elevada das criaturas;

    A mulher é o mais sublime dos ideais.

    O homem é capaz de todos os heroísmos;

    A mulher, de todos os martírios.

    O heroísmo enobrece, o martírio sublima.

    O homem é um código;

    A mulher é um evangelho.

    O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.

    O homem é um templo; a mulher é o sacrário.

    Ante o templo nos descobrimos;

    Ante o sacrário nos ajoelhamos.

    O homem pensa; a mulher sonha.

    Pensar é ter, no crânio, uma larva;

    Sonhar é ter, na fronte, uma auréola.

    O homem é a águia que voa;

    A mulher o rouxinol que canta.

    Voar é dominar o espaço;

    Cantar é conquistar a alma.

    Enfim, o homem está colocado onde termina a terra;

    A mulher, onde começa o céu.

    No entanto, a mulher cansou de ser apenas o rouxinol que canta, resolveu também voar e dominar o espaço.

    Para se alçar voos harmoniosos e felizes precisamos de duas asas; o homem é uma asa, e a mulher é a outra asa, podendo voar até as alturas.

    A mulher tem como âncora saber que a força de propagação da vida está com ela. O homem precisa da mulher para conhecer os mistérios da vida. São transparentes na história mundial os fortes aspectos da mulher em querer cuidar dos necessitados e menores. Assim sendo, tanto o homem como a mulher têm potencial para colocar isso em prática.

    Resta mencionar que a China não progrediu sob a autoridade do Ts Sen-Hi, a rainha católica da Espanha revelou mais visão do que todos os sábios de seu tempo. Isabel apostou em Colombo e mudou o destino do mundo.

    É! Maktub!

    (Iomar David Fonseca é procuradora do Estado de Goiás, jornalista e articulista)

    Disponível em: http://pge-go.jusbrasil.com.br/noticias/1012707/a-evolucao-da-mulher

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)