Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGE recorrerá de proibição de transferência de presos

    A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) vai recorrer da decisão judicial, proferida na semana passada, que proíbe a transferência de detentos de Anápolis para outras unidades prisionais de Goiás. A medida tem gerado superlotação nas cadeias do município. A Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ) está propondo ao Judiciário que o Estado tenha autonomia para o remanejamento de reeducandos.

    O Procurador-Geral do Estado, Ronald Bicca, afirma que a PGE recebeu hoje (25) a solicitação da Execução Penal para auxiliar na resolução do problema da cadeia de Anápolis. Estamos estudando o caso e vamos recorrer o mais breve possível da proibição de transferência dos presos, pontua.

    O secretário de Segurança Pública e Justiça, João Furtado, explica que atualmente o Estado, por meio da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal, não tem autonomia para movimentar os presos. A definição da unidade em que o detento cumprirá pena é feita pelo Judiciário em conjunto com o Ministério Público. Hoje podemos ter vagas em determinada unidade do Estado e sobrecarga em outras, mas não podemos realizar essa transferência, esclareceu.

    Hoje em reunião com o presidente da Execução Penal, Edemundo Dias, o secretário de Segurança determinou que ele avalie o problema da superlotação das delegacias de Anápolis e encontre uma solução imediata. Além disso, a SSP vai contratar em até 15 dias uma empresa especializada para reformar o presídio do município e ampliar 90 vagas. Isso em no máximo 180 dias.

    Em Goiânia e Aparecida de Goiânia começam, ainda neste mês, as obras dos Centro de Triagem, com capacidade para 160 presos. A construção custará R$ 5 milhões e os recursos são do tesouro estadual e Fundo de Reaparelhamento do Judiciário. Nos próximos dias será realizada licitação para a construção de mais 300 vagas na Casa de Prisão Provisória. O investimento para tal obra é de R$ 20 milhões, do tesouro estadual e Fundo de Reaparelhamento do Judiciário.

    Há duas decisões judiciais antagônicas no que diz respeito às unidades prisionais de Anápolis. Uma delas interditou o presídio do município, proibindo o recebimento de presos. A outra proíbe a transferência dos detentos para outras cidades. Desse modo, as delegacias de Anápolis estão abrigando uma quantidade de reeducandos acima do ideal.

    O secretário João Furtado determinou abertura de investigação pela Corregedoria para apurar a denúncia de que presos estariam algemados nos corredores da delegacia de Anápolis. Essa é uma falha regional. Eu não compartilho e o governador Marconi Perillo também não compartilha com soluções desse tipo, mesmo em situações emergenciais. Não apoiamos medidas que infrinjam a lei, mesmo que estejamos em situação emergencial", argumentou. Segundo o secretário, ele ficou sabendo do problema pela imprensa e, em nenhum momento, foi acionado pelo delegado regional sobre o caso.

    Fonte: Portal Goiás Agora

    Jornalismo PGE, 25 de janeiro de 2012

    • Publicações1383
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pge-recorrera-de-proibicao-de-transferencia-de-presos/2998981

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)