Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGE orienta Administração Tributária para diminuir vícios no processo adm. tributário

    O Procurador-Geral do Estado, Anderson Máximo de Holanda, por meio do despacho AG 61/ 2009, orientou a Administração Tributária a implementar obrigações acessórias, com o intuito de tornar eficiente o processo administrativo tributário, evitando-se posteriores alegativas de nulidade.

    O despacho foi feito com base em parecer do Procurador do Estado, Cleuler Barbosa das Neves, lotado na Procuradoria Tributária, e acolhe todas as ideias do parecerista, que sugeriu, em essência:

    a) criação de obrigação acessória para que os sócios-gerentes ou terceiros com poder gerencial retirantes da sociedade comercial se submetam à inscrição no cadastro de contribuintes do Estado de Goiás, devendo manter os endereços atualizados até a decadência ou prescrição dos créditos tributários;

    b) expressão normativa de que o domicílio tributário de tais pessoas é o de sua residência;

    c) orientação ao Conselho Administrativo Tributário para que proceda com a notificação correta dos responsáveis tributários, atentando ao conteúdo do cadastro de contribuintes do Estado.

    A elaboração de orientação jurídica genérica para a Administração Pública é competência constitucional da PGE, visa resguardar os interesses do Estado de Goiás e manter a legitimidade dos atos exarados pelos agentes públicos que a ela rendem a devida atenção.

    No caso em questão, a acolhida da orientação importará em diminuição de processos judiciais; facilitação da defesa do Estado em juízo; privilégio do devido processo legal e da segurança jurídica para o contribuinte; celeridade na atuação do Estado, preservando os atributos dos atos administrativos que emana. Colaborou no processo o estagiário da Procuradoria Tributária, Diego Santos Oliveira.

    • Publicações1383
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pge-orienta-administracao-tributaria-para-diminuir-vicios-no-processo-adm-tributario/2065473

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)